quinta-feira, 10 de novembro de 2011

A Lei do Senhor é Perfeita...


O título deste post é uma afirmação clara das Escrituras no Salmo 19.7. Mas quais são as implicações disso? O que essa afirmação significa? Segue alguns apontamentos:
Em primeiro lugar isto significa que ela é a perfeita revelação da vontade de Deus para o homem. Em contraste com os escritos humanos onde aqui e ali encontramos apenas certa faísca de sabedoria, na lei de Deus encontramos a plena luz, a perfeita, e, absoluta sabedoria.[1] Mais que isso, se alguém é instruído na lei de Deus não carece de mais nada que seja indispensável à justiça, como bem disse o apóstolo Paulo
“Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra” II Tm 3.16-17.

Repare que ser “perfeito” e estar “perfeitamente” habilitado para toda boa obra são frutos do uso da lei de Deus que é útil e perfeita para cumprir o propósito de Deus em nós. A perfeição da lei sugere ainda que ela é completa, é acabada, não carece de acréscimo, não está sujeita ao aprimoramento. Via que regra, os homens criam e aprimoram sua criação, acrescentando novas tecnologias em busca da perfeição. No caso da lei de Deus o acréscimo não melhora, ao contrário, estraga, corrompe, macula a sua perfeição.
Em segundo lugar significa que a lei nos obriga a uma “... obediência pessoal, inteira, exata e perpétua”.[2]  Por “obediência pessoal” entendemos que o cumprimento da lei é de responsabilidade de cada indivíduo diante de Deus. Não negamos que o contexto social em que vivemos influencie nosso comportamento, não negamos que o “deus deste século” (I Co 4.4) atue na vida das pessoas de maneira a levá-las a prática do mal, mas ainda assim, entendemos que somos agentes livres, e que por isso, o principal responsável por nossos atos somos nós mesmos. Deus mesmo nos ensina que a responsabilidade nesse sentido é pessoal “a alma que pecar essa morrerá” (Ez 18.4).
Assim, esta responsabilidade não pode ser transferida à sociedade, ao Estado, às hostes malignas, à situação econômica do país, ao “sistema”, ou mesmo à condição social do indivíduo, sua família e etc.
Por uma obediência “inteira” entendemos que aqui não é suficiente uma obediência vacilante e negligente, mas é necessária uma obediência inteira e completa a todos os preceitos da lei de Deus, e isto, com a máxima perfeição e com o mínimo grau de pecado, pois “... qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos” (Tg 2.10). A mais leve desobediência nos condena e diante da lei somos tão culpados quanto os outros. E esta mínima desobediência é suficiente para nos condenar no tribunal de Deus.
Por obediência “exata” significa que devemos obedecer exatamente como nos prescreve o Senhor Deus. Aqui boa intenção somente não basta, o que vale é o guardar exatamente as palavras, os preceitos e os mandamentos de Deus. Para aclarar nosso entendimento deste ponto, duas situações podem ser acrescentadas como exemplos para nós.
A primeira é narrada em Levíticos 10.1-2, com a morte dos dois filhos de Arão, o sumo sacerdote. Seus filhos, Nadabe e Abiú foram reprovados e mortos pelo Senhor por apresentarem um “... fogo estranho perante a face do Senhor, o que lhes não ordenara”. Obedecer exatamente é fazer aquilo que o Senhor Deus nos ordena, e mais que isso, da forma com que ele nos ordena. Nadabe e Abiú certamente não atentaram para a forma e ofereceram aquilo que o Senhor não lhes ordenara, por isso, foram mortos. Deus requer obediência não somente quanto ao fim, mas também quanto aos meios. De maneira que chegar a um determinado fim que Deus nos ordenou sem utilizar os meios ordenados por ele é o mesmo que desobedecê-lo.
A forma com que obedecemos também é importante.
O segundo exemplo está narrado em II Samuel 6.1-7, quando o rei Davi se dispõe a trazer a Arca para Jerusalém, e no caminho diz o texto que ao chegarem em
Nacom, estendeu Uzá a mão à arca de Deus e a segurou, porque os bois tropeçaram. Então, a ira do Senhor se acendeu contra Uzá, e Deus o feriu ali por esta irreverência; e morreu ali junto à arca de Deus”.

Vejamos as especificações sobre como se deveria transportar a Arca de Deus: Êxodo 37.1-5 nos diz que a Arca deveria ser transportada pelos levitas e não por bois, como propôs Davi (Nm 7.4-9); em Números 4.15 está escrito “... nas coisas santas não tocarão para que não morra”, Uzá toca na Arca, e a partir daí a boa intenção de Uzá em impedir que a Arca caísse não foi aceita por Deus, o que Deus queria mesmo era a obediência exata a sua palavra que dizia ao homem exatamente como fazer, as pessoas certas para fazer e os meios certos de fazer (Ex 37.10-15).
No contexto de culto acertadamente nos adverte a Confissão de Fé de Westminster que
“... o modo aceitável de adorar o verdadeiro Deus é instituído por ele mesmo, e é tão limitado pela sua própria vontade revelada, que não pode ser adorado segundo as imaginações e invenções dos homens, ou sugestão de Satanás...” XXI.I

Por fim, a obediência “perpétua” preceitua que devemos uma obediência eterna a lei de Deus. A Lei de Deus reflete a sua santidade e perfeição, sendo Deus eterno e imutável sua Lei também têm valor eterno e imutável. Sendo assim, o que é justo fazer hoje será justo para sempre.


[1] João CALVINO, O Livro dos Salmos, vol. I, São Paulo-SP: Ed. Paracletos, 1999, p. 424.
[2] A Confissão de Fé de Westminster, XIX.I.

Nenhum comentário:

Postar um comentário